quarta-feira, 3 de agosto de 2016

"Escola sem Partido" e a Sociologia da Educação

A sociologia da educação é uma sociologia especial que tem como tema de pesquisa a relação entre educação e sociedade. A proposta do projeto de lei que ficou popular como "escola sem partido" entre no campo de estudo da sociologia da educação. Isso ocorre por causa que esse projeto de lei trata da educação e é uma parte do estudo da sociologia da educação por mostrar as relações entre sociedade civil e escola, estado e escola, cultura e escola, bem como busca interferir nas relações pedagógicas no interior das escolas.

A sociologia da educação não parte de "achismos" ou de posições a priori para se posicionar diantes dos temas e problemas que aborda. Por isso, é fundamental conhecer o referido projeto de lei ao invés de ser a favor ou contra. Alguns, por ignorância, por simpatias políticas ou partidárias, por inclinações, por influência dos meios de comunicação, colegas e amigos, fazem isso. Não cabe ao sociólogo fazer isso e ficar no âmbito das representações cotidianas ("senso comum").

Por isso vamos buscar debater sociologicamente o tema da "escola sem partido", um dos diversos temas que vamos abordar nesse blog. Para tal, indicamos, inicialmente, a leitura do projeto de lei, clicando aqui.

Em breve estaremos comentando e postando textos sociológicos e teóricos sobre a questão da "escola sem partido".

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